quinta-feira, 4 de abril de 2013

MPU, PF, PRF, DEPEN, Polícia Civil-PR e Algo Mais...



MPU, PF, PRF, Polícia Civil-PR e Algo Mais...


Olá amigos!


Estive ausente por um tempo aqui do blog, mas nada intencional e, tampouco, abandonei a causa. Recentemente, encarei a prova de analista da FCC que me deixou sem tempo na reta final. Fiquei muito contente com o rendimento na prova, foi ótimo no geral, mas não acertei o mínimo que precisava em raciocínio lógico-matemático infelizmente.Fiquei contente com os resultados, mas, ao mesmo tempo, chateado pelo tempo despendido já que durante os treinos o meu aproveitamento era satisfatório e além do que precisava na matéria (fiz algo em torno de 30 provas para analista da banca como treinamento além de outras questões pontuais).

Não bastando isso, mais ou menos na mesma data tive problemas no meu computador e perdi 3 HDs grandes abarrotados de dados. Não é necessário comentar o quanto de material de trabalho e estudo perdi. Tudo praticamente! Junto disso se foi meu tempo, sossego, material com valor pessoal e muito conteúdo que eu já tinha deixado separado para o blog. Mas assim como o tombo da prova, não é tempo de se lamentar e sim de agir. E aqui estou eu novamente!

O tema de hoje é sobre a imensidão de opções de provas. Estudar loucamente sem ter previsão de o que fazer ou visualizar é péssimo. Eu que o diga, passei o ano de 2012 ileso sem prestar qualquer prova, aguardando cegamente a prova da PF (Delegado) que acabou não se realizando com a suspensão do certame.

O inverso também é igualmente desagradável, você fica um tempo na geladeira e, quando surge uma oportunidade bacana, vários outros alvos, que valem a pena ser visados, igualmente, ficam aguardado seu disparo certeiro. Nessa hora o coração fica dividido, pois é atirar para todo lado e não acertar nada, ou focar apenas um deles e perder outras oportunidades. O que fazer?

Eis minha sugestão criada com base em planos próprios e um pouco de experiência: Decida suas metas a médio/longo prazo. O que me faz brilhar os olhos em termos de concurso público, o que busco? No meu caso não tenho dúvidas quando a matéria é o DPF. Diante da possibilidade de a Polícia Federal retomar o seu certame ante as recentes declarações do Supremo no mês de abril, percebo que corro o risco de escolher alguma prova que me tire do foco principal dentro de um curto espaço de tempo.

Diante disso, vamos por afinidade. A poucos dias, resolvi que irei prestar a prova do MPU (inscrições abertas, corra que ainda há tempo), pois a banca organizadora é a CESPE/UNB, típica organizadora das provas da Polícia Federal. Além disso, há matérias que não batem nos editais e não são poucas, isso é óbvio, já que se fosse escolha fácil eu nem escreveria sobre isso. Esse é mais um porém que o candidato deve sopesar na hora da escolha dos alvos, opte pelo que menos irá tirar você do foco principal, pois, se precisar voltar ao anterior, será menos difícil.

É preciso ter em mente que, por mais que os editais de dois concursos cobre exatamente o mesmo conteúdo, ainda assim a prova poderá ser radicalmente diferente a depender da banca que irá organizar a prova. Justamente aí que vem a importância de conhecer o terreno que se pretende desbravar, é o chamado foco. Conheça o seu inimigo antes de tomar qualquer decisão mais drástica e assim economize seu tão preciso dinheiro, seu tempo e sua paciência, pois nada mais desagradável que abrir mão de uma infinidade de coisas na vida por um período de meses antes de uma prova para nada.

Como esta é a primeira postagem depois de uma longa pausa, não vou poder tratar de tantos assuntos quanto gostaria para evitar um texto demasiadamente longo. Mas na sequência irei fazer novas postagem sobre outros acompanhamentos que tenho feito em outras provas já desde o início do ano. E quem aqui lembra que eu falei que o MPU estava perto? Junto dele, há outros pedidos de concursos bons que tendem a se realizarem nesse ano, fique atento!

Minha ideia era prestar a prova para Delegado de Polícia do Paraná, prova esta que eu vinha acompanhando o planejamento do concurso desde o ano passado. Para a minha infelicidade surgiu o MPU agora na mesma data. Não bastando isso também com matérias que terei de começar o estudo do zero em pouco tempo para me adaptar. Mas é tudo uma questão de escolhas sem descurar dos planos maiores.

Por questões lógicas, irei tratar mais à frente sobre as peculiaridades da prova do MPU com base nos meus conhecimentos em termos de banca CESPE/UNB. Da mesma forma, pretendo abordar algo mais sobre alguns concursos promissores para este ano como PRF, DEPEN, ABIN e a tão esperada PF entre outros da região sul. Como havia comentado, era tanta informação guardada pra compartilhar que vou fatiar em algumas postagens. Aguardem!

Força nos estudos que a ideia é estudar, a aprovação é mera consequência seja o cargo que for e sem perder o foco no que se busca a longo prazo. Se uma pequena prova que você resolveu encarar no meio do caminho não lhe trouxe os louros da vitória, não se esqueça que foi apenas mais um teste no longo trajeto, e não seu objetivo final e, de qualquer forma, servirá sem dúvida para catapultar seus estudos. De todo modo, será útil para dar aquele gás extra que tanto conta, desde que não esteja lhe desviando completamente do alvo principal. O importante é sempre remar com força, mas tome o cuidado necessário para que esta força não seja empregada na direção oposta.

Grande abraço e até a próxima postagem!

0 comentários:

Postar um comentário