sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O Carnaval Passou e a Ressaca Ficou? DPE/RS



O Carnaval Passou e a Ressaca Ficou? DPE/RS



Alô você que tomou todas no carnaval, que viajou, que se entregou ao ócio ou de alguma forma aproveitou a folia para procrastinar os estudos. A postagem de hoje é especialmente para vocês não desanimarem e evitar que caiam de vez no desânimo. Enfim, mandem para longe a ressaca moral!

Antes de qualquer outra pessoa, este blog compreende perfeitamente os mais nefastos pensamentos que põem em pânico muita gente boa que estava a tempos ralando em busca de uma oportunidade. Saibam que esta não é a hora de inseguranças e, principalmente, negligenciar o estudo.

Estando a pouco menos de um mês ainda é possível fazer muita coisa para decidir os rumos do seu futuro, seja para o sucesso ou para a mesmice. Não esqueça que o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário. Logo, se busca algum tipo de melhora, pague o preço por ela e vá ser feliz.



Sempre fui aficionado por coisas que exigissem de mim e procurava levá-las a sério. Entre elas, me encontrei em alguns esportes que sempre me consumiam um bocado e transformaram o meu estilo de vida por completo. Dor física, mental e abdicação de alguns aspectos da vida pessoal sempre me acompanharam. Até mesmo alguns simples prazeres, como o da gula me faziam muita falta.

Daí, procurei trazer o meu senso de disciplina e dedicação dos esportes para o mundo dos concursos quando resolvi iniciar minha saga. Hoje me lembrei de um esporte que eu gosto e um atleta que muito admiro – Lance Armstrong, um dos maiores ciclistas que o mundo já viu - para poder fazer uma metáfora motivacional.

Qualquer atleta que se prese já usou ou ouviu a frase que "a dor é temporária, mas a glória é para sempre". Nisso, William Douglas já fez a adaptação da famosa frase ao profetizar sabiamente que “a dor é temporária, mas o cargo é para sempre.".

Todo ciclista passa por treinos árduos e solitários assim como qualquer concurseiro. Não se monta uma pessoa com alto rendimento em qualquer ocasião da noite para o dia. Isso exige muita dedicação, preparo físico e psicológico para perseverar e atingir bons índices.

Compare este período que estás passando agora a uma grande prova de ciclismo. Atletas pedalam imensas distâncias que você poderia se cansar mesmo passando por elas de automóvel, imagine então pedalando sob sol, chuva e demais condições adversas. 200km, você encara? A dor e o cansaço são extremamente presentes e, mesmo com todos esses percalços durante a prova, todos eles tiram forças não se sabe de onde para acelerar ainda mais na reta final até a linha de chegada.
 
Quer parar para descansar? As costas e os cotovelos doem de ficarem horas e horas estudando na mesa? Quer sair para a festinha ou o churrasco com os amigos, baladas e demais distrações? Ok. Mas não esqueça que mais vale lamentar uma batalha perdida porque simplesmente ainda não chegou a sua hora do que um grande martelo na cabeça, chamado consciência, lhe fazendo lamentar porque poderia ter dado o seu melhor e, no entanto, ficou muito longe disso.

É este o tipo de pensamento que deve nortear agora os candidatos. Se erros ou deslizes foram cometidos, ainda há tempo de recuperar. Deixo vocês agora com vídeos do Lance Armstrong e de uma chegada na prova de ciclismo para ilustrar o exemplo. Que isso sirva de motivação. Vale a pena assisti-los.

Obs.: Fiquem ligados que em breve posto mais algumas dicas para a prova.







0 comentários:

Postar um comentário